segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O seu maior inimigo é você

Inimigo - Que prejudica, ou causa dano; nocivo.

Jesus Cristo resumiu os mandamentos em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas e Amai ao próximo como a ti mesmo”.
Quando nos referimos a inimigo, fazemos alusão a alguém que entramos em conflito ou não. A inimizade que conhecemos não está apenas relacionada a desavenças com outras pessoas, pois existem inimigos inimagináveis e intangíveis. O que diferencia os tipos de inimigos são os tipos de ações e situações que há no cotidiano.
Conquistamos inimigos à medida que conquistamos amizades. Quando Deus pede que amemos os outros como a nós mesmos, ele já afirma que devemos primeiramente amar o nosso ser. Só depois que passássemos a nos amar é que poderíamos amar nossos irmãos.
Durante a vida de cada humano, inimigos aparecem constantemente, seja diretamente a cada um, ou no seu ciclo.
As inimizades estão relacionadas com:
Inveja, ciúme, inconfiabilidade, traição, interesse, desonra, dinheiro, ira, mentira, soberba e a loucura.
Tudo que gera discórdia e conflito gera inimizade. Mesmo até nas questões ilícitas, que por si só, adquiri inimigos mesmo antes de ser feita. Queremos dizer, por exemplo, quando se trata de parceiros de corrupção, na hora que são pegos, um tende a piorar a situação do outro, separando-os e, posteriormente tornando-se inimigos entre si e continuando um circuito vicioso.

Satanás, inimigo de Deus

O inimigo do mundo é o mundo. O inimigo de Deus foi criado por ele mesmo. O inimigo do ser – humano é ele mesmo.

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”. (Isaías 45: 7)

Satanás é um inimigo “nato”, ou seja, todos nós crescemos e aprendemos que Lúcifer é o inimigo número um de Deus e, conseqüentemente da humanidade. Esse espírito maligno vive em constante disputa com o Senhor dos Exércitos. Então, por que ele vive em busca da nossa vida espiritual?
Por que é a única maneira de atingir a Deus, já que somos a obra – prima do Senhor. Lúcifer não confronta diretamente Deus por já ter sido derrotado e por possuir poder inferior ao de Deus. Para o Demônio, a conquista de novos servos resulta, em mostrar a Deus que ele é maior, era basicamente o que ele queria fazer com Jó, só que prevaleceu o amor e a fé em Deus, derrotando o inimigo.
Quando Deus pede para orarmos e vigiarmos, é porque ele sabe da fragilidade do ser – humano comprovada desde Adão e Eva, por isso, a oração (alimento da alma) fortalece o ser. Com isso, o inimigo de Deus não teria brechas para invadir ou influenciar na vida das pessoas. Através do poder da oração, da fé em Deus, o inimigo de Deus, logo inimigo do homem, estaria completamente aniquilado, pois, nós, venceríamos as provações e os momentos difíceis passariam como passam os segundos.
O importante, em relação ao inimigo de Deus, é não demonstrarmos fraqueza alguma e, se porventura isso acontecer, é admirável termos um autocontrole na situação, revisando cada atitude, tendo como princípio fundamental, nesta ocasião, a humildade. Pois, sabemos que o princípio fundamental da vida é o amor.
Temos crido em Deus. Creia também, na forma existencial, no ser do mal. È importante conhecer onde ele atua e quais as suas artimanhas? Saiba também do fator preponderante à ação do mal, demonstração de insegurança ou fraqueza.
Deus criou lúcifer sabendo que ele iria rebelar-se, porque está escrito que antes de tudo já existia ele. Se Miguel, Arcanjo de Deus, Defensor e Guerreiro divino, têm como função combater o mal, então o mal havia de existir, o que aconteceu. Pois Miguel não surgiu agora, entende-se que ele existe desde o princípio, antes da criação do mundo, Deus cunhou todos os Anjos, inclusive o próprio Diabo.
Podemos dizer que Satanás foi criado para que o propósito de Deus, em sua criação, pudesse se constituir. A vivência do mal faz parte do plano de Deus, inclusive sabemos que a malignidade será destruída, pois Deus pode desfazer tudo num simples piscar de olhos.
Deus diz em Isaías que criou o mal, contudo, nota-se, haver solução para tudo na sua criação. Não era idéia de Deus criar a maldade, mesmo ele sabendo do Demônio que construíra, pois, através de Satanás, constitui-se o outro caminho. Deus deu poder a Lúcifer com a intenção de rebelá-lo, mostrando toda sua inveja. Assim, formaram-se dois caminhos, o Bem e o Mal.

“Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças; Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro. Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas”. (Isaías – 45:5-7)


Como ter inimigos, sendo correto?

Certo amigo conseguiu um trabalho como outro qualquer, o problema que o ambiente era contaminado pela corrupção. Sabendo-se que o nosso amigo foi educado e possuía índole incontestável, o que aconteceu como ele? Dois caminhos havia para seguir: “torna-se corrupto e ter inimigos mascarados como amigos ou ter inimigos diretamente”. Ele poderia transformar esse ambiente em algo saudável e “limpo”, no entanto, ele não deixaria de ter inimigos neste ambiente, pois grupos seriam formados dentro da empresa.
Não quer dizer que sendo corretos estamos livres de inimigos, pelo contrário, pessoas trabalharão em função da destruição da nossa integridade moral e da nossa conduta. Relacionamos esse tipo de fato com a inveja. Querer ser o queridinho do patrão não é viável, porque a conquista das pessoas está vinculada com os esforços realizados não com bajulações, desse modo diminui a quantidade de inimigos. Não para vivermos no anonimato, mas sermos reconhecidos pelo nosso trabalho, assim, os oponentes são descartados naturalmente.
A incorruptibilidade, espontaneamente, atrai a negatividade das pessoas ativando “o julgamento”, porém deixa-o blindado contra o mal. Mesmo que, aparentemente, o ser sinta-se derrotado, ele não deve preocupar-se porque a derrota aparente é momentânea e no futuro há coisas surpreendentes.
È importante saber que o mal nunca vence a guerra, apenas pontos infrutíferos são entregues a ele, nesses pontos estão às falsas vitórias. Por isso, tudo que formos fazer tem que está solidificado na rocha e termos a persuasão nas atitudes vindouras, esta convicção vem a partir da vontade de Deus.
Em Samuel – 9:10, Deus disse: Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão para comer. Deus pede que o homem trabalhe para o sustento familiar, diferentemente do pensamento capitalista que está voltado para o acúmulo de riquezas. Desse modo, novos confrontos seriam evitados, pois o amontoamento de riquezas aqui na Terra gera inimizades e termos afins incalculáveis.
É nosso dever alimentarmos a nossa família com os frutos da terra e alimentar nossos espíritos com a palavra de Deus, que é amor.
Também nesse momento, seguindo o que Deus quer, teremos inimigos. Praticando o bem teremos inimigos. Simplesmente, pelo fato de haver dois caminhos a seguir durante a vida. Em tudo estão presente as decisões cabíveis ao homem que, na maioria das vezes, age arbitrariamente sem o consentimento de Deus. No princípio, a decisão pode parecer boa, trazer bons frutos, etc., mas no final o preço a pagar será muito alto.
Qualquer decisão deve ser tomada após saber se, realmente, é a vontade do nosso Senhor. Para ter inimigos sendo correto, basta apenas ser correto e em pouco tempo eles se levantarão. Cabe amá-los.

A inimizade faz parte do processo da vida

Como já vimos que Deus criou seu próprio inimigo para um propósito na essência da criação, fica fácil entender por que o ser – humano precisa ter inimigos.

· Sem inimigos não há desafios;
· Sem desafios a vida é vazia;
· Se a vida está vazia é porque falta Deus;
· Se faltares Deus, você não tem poder contra o inimigo;
· Sem poder, seu corpo vira morada do oponente;
· Assim, fica mais difícil o combate;
· Lutando em desvantagem você tem grandes chances de perder;
· Perdendo você morre;
· Morrendo... Você foi vencido por você mesmo;
· Portanto, o seu maior inimigo é você!

Conclusão:

A criação do mal faz parte do seu propósito para os homens. Independente de o caminho a seguir tudo está preparado, ou seja, se fizestes a vontade de Deus serás recompensado com a vida e não conhecerás a morte, do contrário, conhecerás verás a morte face a face. O início é dado ao ser – humano, e o fim, aguarda-o com os frutos do seu plantio.
Construímos nossa escada, barro ou areia.

O propósito de Deus está apenas em: “fazer a sua vontade”.

“Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?
Ai daquele que diz ao pai: Que é o que geras? E à mulher: Que dás tu à luz?
Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos, e acerca da obra das minhas mãos.
Eu fiz a terra, e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus, e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens.
Eu o despertei em justiça, e todos os seus caminhos endireitarei; ele edificará a minha cidade, e soltará os meus cativos, não por preço nem por presente, diz o SENHOR dos Exércitos”. (Isaías – 45: 10-13)

Por que o seu maior inimigo é você?

Devemos deixar claro que durante sua convivência humanitária é impossível não ter inimigos. A ausência deles ocorrerá na Nova Jerusalém, à cidade santa.

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”. (Apocalipse 3:12)

Imagine uma pessoa que se encontra em uma situação de desconforto, chegando ao ponto de tirar a vida do seu irmão. Antes de cometer tal ato, passou-se pela mente dessa pessoa os prós e os contras daquele ato, no entanto, sua fraqueza interior deixou o mal assumir o caso.
Você é o seu maior inimigo porque suas atitudes refletem em você. Por isso que colhemos aquilo que plantamos.
O guia de sua vida é você. Deus realiza suas vontades e protege-o se guiares corretamente seu espírito.
Princípio básico – Antes de fazer algo ou ir para algum lugar veja o que pode ou não pode acontecer.
Se você for de encontro aos mandamentos às conseqüências serão drásticas, eles são “a regra geral à humanidade”. Mesmo seguindo estes mandamentos o homem não deve achar que estará livre dos inimigos, pois sua atitude correta, por si só gera inimizade, e no mundo em que residimos, onde a mentira prevalece... Então, devemos agir conforme a vontade divina porque para Deus o importante é a sua salvação.
Temos como exemplo diversos casos na história da humanidade, em que a “prática de Deus” levou seres à morte, mas nenhum é tão notório e emocionante como o de Jesus, que através do amor foi assassinado. Contudo, sua vida está mais do que garantida e Deus quer dá essa garantia a nós.

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pedro 1:15-16)

Portanto, lutemos conosco, com isso, não pereceremos em carne nem tampouco em espírito. É importante não confundirmos: lutar conosco com repelir o mundo e a sociedade. Façamos a nossa sociedade viva em Deus e repelente do que provoca e faz o mal. Inimigos sempre existirão fora e dentro de si. A salvação é ser salvo.

“Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”. (Marcos 3:28-29)

Nenhum comentário: